terça-feira, abril 24, 2007

Par de pés

O corpo humano foi feito na perfeição. Basta para isso ver a razão para que foi feito com dois pés... Eles formam um par, um esquerdo e um direito, para que na areia molhada da praia caminhem alternadamente, respondendo e discutindo saudavelmente um com o outro.
Ao olharmos para uma caminhada gravada no areal, sabemos que a seguir a um pé direito virá um esquerdo. E vice-versa. Uma grande depressão encimada por outras cinco mais pequenas pedindo a resposta do seu inverso. Direito, esquerdo, direito, esquerdo, direito, ...
Faria sentido ver um só pé direito a deixar perguntas soltas? E as respostas do esquerdo?
Faria sentido ver esse mesmo pé direito a tentar responder às suas próprias perguntas, pisando o trilho de ambos os lados? E as respostas do esquerdo?
Todos os pés merecem um par. Por isso é que fomos feitos com dois.

2 comentários:

Balthus disse...

A juntar a tudo isso há ainda o facto de o pé esquerdo ser simétrico do pé direito. Será que se conseguiria andar se ambos fossem cópias exactas um do outro? E se assim fosse, qual deles faria as perguntas? E qual daria as respostas?

Casimiro disse...

Maneiras diferentes de dizer a mesma coisa: o meu "inverso" é o teu "simétrico", mas mais simbólico e figurativo; ter duas "cópias exactas" do mesmo pé é igual a ter um só pé "pisando o trilho de ambos os lados" só que numa visão mais isolada e unilateral.