segunda-feira, julho 17, 2006

Traição

A traição é o caminho dos mais fracos. É deles porque é quase sempre o mais fácil de seguir, aquele em que não é preciso pensar. Aquele que é guiado pelos instintos mais animais, mais brutos, mais crus e mais cruéis que existem dentro das pessoas. E quando digo traição é em relação ao companheiro, mas também ao amigo... e a si próprio. A traição é dos egoístas, dos egocêntricos. Dos que não medem os efeitos e não pensam nos outros quando o fazem (pelo menos até o fazerem). Dos que só procuram a satisfação. A sua satisfação. É a via dos que não lutam por serem racionais e correctos. Verdadeiros. É daqueles que querem aproveitar tudo, sem olhar a meios. Ou quem pisam e magoam. A traição é de quem não assume compromissos, responsabilidades, regras, morais. É de quem quebra tudo isso porque quer. Porque naquele momento (tão frequentemente aclamado como de glória) era o que sabia melhor. É este o caminho que muitos arranjam coragem para tomar mas quase ninguém tem coragem de o assumir, de o mostrar a todos, de dizer "Eu fiz". É o caminho da tentação. Do pecado. Do erro. Do fim.

3 comentários:

AR disse...

Eu fiz.Já fiz, em tempos.Não me orgulho.Mas não acho que haja algum problema em assumir.E não acredito que haja alguém que não traia...como tu disseste as traições são de vários tipos, e algum acaba sempre por ser traido.E porque?Porque é o caminho do erro.E errar, todos erramos.E ainda bem.

Casimiro disse...

Felizmente posso dizer que nunca traí...

Anónimo disse...

E que dizer daqueles momentos em que, com uma simpes palavra ou um simples gesto mal medidos, fazemos desabar tudo aquilo que construímos ou que ambicionámos ter? Alguns chamar-lhe-iam "dar um tiro no pé", mas na verdade não teremos antes dado uma facada nas nossas próprias costas?