terça-feira, outubro 10, 2006

Um mundo de peças

Imaginem um lugar imenso. Um espaço fechado do tamanho do mundo. Um mundo como o nosso. Imaginem esse sítio. Cheio de puzzles. Com as peças todas fora das caixas. Todas misturadas. Tudo junto. Grandes com pequenas. Com encaixes direitos ou tortos. A cores ou a preto e branco. Qual seria a probabilidade de tirar duas peças com características parecidas? Muito pequena. Mas imaginem que conseguiam. E agora... qual seria a probabilidade de essas mesmas duas peças pertencerem ao mesmo puzzle? Ainda é uma coisa remota, mas muito mais plausível. E qual seria a probabilidade de essas duas peças do mesmo puzzle encaixarem uma na outra? É claro que ia depender do tamanho do puzzle, mas é já uma coisa mais possível. Já agora, se essas peças encaixassem, qual seria a probabilidade de estarem viradas uma para a outra, com os lados certos? Cada uma tem que estar com o lado certo virado, ou seja, será algo do género: 1/4 vezes 1/4. 1/16 se não me falha a matemática. Comparada com a probabilidade do início, isto é quase um acontecimento certo...

Depois de se tirarem duas peças de puzzle de um mundo cheio delas e de se saber que têm as mesmas características, pertencem ao mesmo puzzle e podem encaixar, porque é que a porcaria das peças não conseguem ficar juntas?

4 comentários:

mag disse...

nao pude deixar de sorrir ao ler esta dissertaçao tao tua. lol conseguia perfeitamente transpo-la para uma conversa ao almoço com esse teu ar inconformado, irritado com as peças que parece não saberem o seu lugar.

as probabilidades são sempre probabilidades.. por maiores que sejam existe sempre o acontecimento que não acontece. e existe o outro que acontece quando não se espera. e existe ainda o magnetismo. mas isso é outra questao!
*beso

AR disse...

nem sempre têm de ficar juntas.
é uma teoria...

Casimiro disse...

Se foram feitas para encaixar, só por notória incompetência de quem as manobra é que não o fazem.

catavento disse...

porque porque... os puzzles são autênticos quebra-cabeças...
as cores e os detalhes transformam a simplicidade em algo complexo, apesar de, haver a afirmação de uma certa linearidade em cada uma das peças.
talvez não tenhamos pura e simplesmente a inteligencia, habilidade e visão criativa para juntar essas duas peças, ainda que tão óbvio! ou talvez, como já disseram essas peças não tenham mesmo de ficar juntas...quem sabe?