segunda-feira, dezembro 12, 2005

Amigo

Todas as pessoas têm amigos. Pelo menos oiço muitas dizerem que os têm: "Saí com os meus amigos", "Fui ao café, cinema, restaurante com os meus amigos", ... Tantos amigos que existem!!! Estarão as pessoas a dizer realmente amigos, ou estarão a generalizar e a chamar amigos aos conhecidos e colegas?
Um conhecido é aquele a quem dizemos "Bom-dia". Só. Com um colega faz-se algo mais. Convive-se numa determinada actividade. Galhofa-se quando é preciso. Só.
Um amigo não é assim. É também assim. Mas não só assim. Com um amigo partilha-se muito. Quase tudo às vezes. É ele que diz aquilo que é preciso ouvir e não aquilo que queremos ouvir. É aquele que se conta a nós e que conta connosco. É aquele que está lá, mesmo não estando. Mas acima de tudo, é aquele que sabe estar calado quando sabe que não deve dizer nada. É aquele que não diz nada e em vez disso nos põe a mão no ombro e diz em silêncio que percebe. Que está ali. Sempre.
Será que se todas as pessoas pensassem assim diriam o mesmo? Eu digo que saio com os meus colegas, que fui jantar com os colegas e alguns conhecidos. Os amigos nunca são muitos. Nem podem ser. Os amigos são 2, 3, ... 5 no máximo.
Eu tenho amigos. Tenho? Quero acreditar que sim. Pelo menos um sei que sim. E preciso muito, pelo menos desse. Esse nunca falha. E mesmo que falhasse... não fazia mal. É ele e ele também falha.
Os outros não sei. O mundo é quase sempre uma ilusão. Eu sei que quase sempre é uma mentira. Mas quem não gosta de viver ilusões? Elas são tão boas... O pior é que quase nunca estão certas. E estes amigos? Serão reais? Chamem-me pessimista se quiserem. Prefiro pensar que os meus outros amigos não passam de ilusões. Que se vão um dia esfumar. Ao menos assim não me desiludo. Estou errado? Se estou, digam-mo... Melhor. Digam-mo mas, principalmente, mostrem-me...

Sem comentários: